segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

ENTREVISTA COM COREÓGRAFO ISMAEL BARBOSA






A entrevista deste mês vem mostrar que com vontade e dedicação a dança da certo na escola, basta querer e ter pessoas como o coreógrafo Ismael Barbosa que vem mostrando um lindo trabalho com as crianças das escolas públicas da cidade de Espigão do Oeste – RO, como voluntário.
O Coreógrafo Ismael Barbosa (22 anos), nascido em Ouro Preto do Oeste – RO, está na dança desde 2001 e a partir daí não parou mais e cada ano que passa vem mostrado que a dança tem seu espaço na educação escolar.

COMO TUDO COMEÇOU.....

Quando eu era pequeno,havia um grupo musical chamado gera samba e eu não podia velos na TV que começava a dançar,depois quando eu cursava a segunda serie do ensino fundamental tive meu primeiro contato direto com a dança através de uma apresentação indígena que fiz junto aos colegas de classe.

DEDICAÇÃO AS ESCOLAS...

Em 2001 quando fiz meu primeiro curso de dança em Ji-paraná,depois fiz novos cursos em Porto Velho, Cuibá e Campo Grande...Mas foi em Espigão do Oeste que tudo aconteceu de verdade, minha família mora aqui e quando vim em 2005 tinha acabado meu último curso (Cuibá), trabalhei na APAE associação dos pais e amigos dos excepcionais (instituição filantrópica) no ano de 2006 e 2007, na escola Jean Piaget também em 2007 e atualmente estou na escola Vinicius de Moraes e Maria Lourenço em 2008...
A dança hoje tem um papel muito importante na educação dos nossos alunos, pois pode ser trabalhada de forma pedagógica auxiliando no ensino aprendizado, uma vez que ela tem o poder de prender a atenção do aluno dentro da escola e fazer com que o mesmo contribua para que a escola cada vez fique melhor.
É meio complicado pois a dança não recebe incentivo e não é uma disciplina curricular, mas com muita luta hoje alcancei uma media de 148 alunos (Vinicius de Moraes) e 56 alunos (Maria Lourenço), que praticam e recebem o conhecimento que a dança pode oferecer, acima de tudo tem que ter muita criatividade e muita força de vontade para trabalhar com dança ainda mais sendo um trabalho voluntário, que faço de coração pois minha recompensa é a felicidade de meus alunos.


PARTICIPAÇÕES EM CONCURSOS DE DANÇA

No ano de 2006 e 2007, anos que eu estava na APAE, a mesma participou do concurso estadual das APAES,em 2006 com uma apresentação country se sagrou vice-campeã e em 2007 com uma apresentação de dança do ventre também conseguiu o 2° lugar, lembrando que esta instituição nunca em sua história esteve entre as 10 primeiras colocadas do estado na arte da dança...
Em 2008 a Escola Vinicius de Moraes participou da mostra cultural de artes municipal, onde a mesma foi campeã da dança com a apresentação “Dança das Fadas” no primeiro ano em que eu estou com a escola, assim se classificando para o estadual que acontecera em 2009.

PLANOS PARA 2009

Pretendo em 2009 fazer uma nova especialização e se der fazer faculdade de dança em São Paulo, para sempre está atualizado na arte da dança.


CONCIDERAÇOES FINAIS

Em primeiro lugar agradeço a Deus e depois minha mãe pois tudo que sou dependo essencialmente dela...Da dança tiro uma frase de proveito das muitas que existem, “Quando você parar e dizer que sua vida é uma droga, lembre-se que droga leva as pessoas a morte e você esta muito vivo, pois a dança mesmo quando apresentada de forma triste nos traz alegria”.
Agradeço também a diretora da APAE de nossa cidade Dona Izabel ao Sr. Claudemiro (diretor da escola Jean Piaget), minhas atuais diretoras Elizabethe Santana (escola Vinicius de Moraes), e Ivane (escola Maria Lourenço).
Aos meus patrocinadores: vereadora Angélica A Sra. Nina da farmácia do povo, Lourdes da americana modas, Elismarcia da casa de Artes Municipal que sempre estiveram presentes no meu trabalho incentivando a dança em Espigão do Oeste.

Um comentário:

Unknown disse...

dani ficou lindo muito obrigado..adorei meus parabens e qnd quiser pode contar comigo....